Vamos falar de rostinhos?

A primeira coisa que chama atenção em um boneco de feltro é sem dúvida, o rosto, seguido do corpo e o acabamento da peça.


Quanto mais bem feito e simétrico o rostinho, mais atenção aquele boneco vai chamar.Então para auxiliar vocês nessa tarefa, separei algumas dicas:


Qual tipo de olho usar?


Nos meus Pockets, eu só uso pérola preta de 4 mm (4 milímetros).Porque eu não uso miçanga?Se vocês repararem, as miçangas nunca tem o mesmo formato ou tamanho. Então a gente precisa ficar escolhendo as que mais se parecem para não deixar o boneco tortinho.A pérola preta já não tem esse problema. Todas são perfeitamente redondinhas e do mesmo tamanho. O que deixa o bonequinho mais simétrico.

Pode parecer um detalhe sem muita importância. Mas é primordial para o acabamento da peça.



As minhas pérolas, eu comprei na loja Maluli da 25 de março em São Paulo. Lá eles não vendem pacotes com poucas peças, então eu comprei o pacote fechado, de 500g (acho) e dividi com outras artesãs, não lembro quanto paguei na época, foi um pouco salgado porque foi o pacote fechado.. mas também é pérola à perder de vista.. rsVocês encontram na internet por quantidades menores, basta digitar nos queridos Google, Mercado Livre ou Elo7: pérola preta 4mm. Vai aparecer bastante opção de lojas, é só escolher.


Que tipo de caneta usar no feltro?


Quando a gente não quer bordar rostos no feltro, uma solução rápida é a caneta permanente (aquelas de marcar CD).Mas qual caneta usar?Isso vai do gosto pessoal.
O que você precisa saber é: para os rostinhos dos Pockets, utilize sempre as canetas de ponta extra-fina!Outro ponto muito importante é: sempre teste em um pedaço de feltro a grossura do traço, a cor e se existe o risco de manchar.Algumas canetas podem borrar com o tempo, ou caso tenham contato com líquidos. Então sempre teste antes de usar na peça final.

Essas são as canetas que tenho usado ao longo do tempo. Já usei da Acrilex (usei tanto que até saiu a marca.. rs), Sharpie, Bic e Molin.


Eu não vi muita diferença entre elas. O que eu sempre gosto de prestar atenção é na ponta, que tem que ser bem fininha e se borram ou não no feltro.Vocês encontram em armarinhos, papelarias e afins.


Onde colocar os Olhos e Desenhar a boca?


Se você já tiver algum tipo de experiência pode riscar diretamente no feltro.Caso não tenha, ou queira que fiquem bem certinhos, pode marcar primeiro no molde e depois posicionar e transferir para o feltro.Corte as marcações no molde com estilete no caso de olhos fechados e as boquinhas. E use a ponta de uma tesoura fina ou uma agulha bem grossa, para fazer o pontinho de marcação de onde irá pregar o olho.Boquinhas que serão coladas, basta riscar um pouco no centro do molde que foi vazado, para saber exatamente onde colar.



Como  pregar as pérolas no rosto do seu Pocket?

1 - Corte o rosto no feltro. Marque os olhos e onde ficará a boquinha, com um lápis.


2 - Costure toda a lateral com o ponto de sua preferência, deixando o espaço para colocar o enchimento, na parte de cima da cabeça, que é onde ficará o cabelo, cobrindo a imperfeição que ficar.


3 - Encha com plumante, começando pelos cantinhos, depois no centro, deixando ele todo cheinho, para que possa afundar um pouco os olhos. Tente não deixar nenhum tipo de espaço nas laterais, para não formar rugas no rosto, nem encha demasiado, senão ele ficará muito duro e a pérola não dá um efeito bonito quando afundar. Tem que ficar fofinho.


4 - Feche a peça e leve a linha para a parte de trás de onde colocará o olho, dando um nó (explico melhor como faz o nó na próxima imagem).


5 - Leve a agulha para a frente do rosto, na marcação feita com o lápis e coloque a pérola na linha.


6 - Leve a agulha para a parte de trás do rosto, puxando um pouco, para dar o efeito de olhinho fundo.


7 - Traga a agulha novamente para a frente, bem do ladinho da pérola.


8 - Passe a agulha por dentro da pérola.



9 - Volte com a agulha para para trás do rosto.

10 - Leve a agulha para trás de onde ficará o outro olho.

11 - Para dar o nó, "pegue" um pedacinho de feltro com a agulha e puxe a linha quase até o final, deixando um pouquinho de linha, que vai formar uma "barriguinha".


12 - Passe a linha por dentro dessa "barriguinha" e puxe a linha.


13 - Nó feito, não corte a linha!!! Passe a linha por dentro da cabeça, puxe um pouco e corte.


14 - Dessa forma não aparecerá pontas de linha no seu boneco, pois ela ficará do lado interno. (O acabamento é a parte mais importante do seu trabalho!).


15 - Com a caneta permanente pinte a linha que ficar por dentro da pérola.


16 - Cole a boquinha na marcação, com cola quente ou cola de silicone liquida.




Para os olhos que são marcados:

1 - Para o olhinho piscando, risque o molde no feltro com a caneta permanente de ponta extra-fina.


2 - Costure, encha e feche a peça. Prenda o olho como explicado na imagem anterior.


3 - Use linha invisível (uma linha só, mas com um nó no final da mesma, prendendo as duas pontas, para que ela não escape da agulha) para fazer uma marcação no canto do olho. Com a agulha bem no cantinho interno.


4 - Dê um ponto pequeno e puxe a linha para dar uma leve afundada. Dê dois nós atrás, passe a linha por dentro da peça e corte.


5 - Veja se gosta do resultado.


6 - Marque os olhos e a boca com a caneta permanente.


7 - Costure, encha e feche a peça.


8 - Faça a marcação com a linha invisível nos cantos internos dos olhos.



O arquivo com mais de 30 moldes de expressões, para usar nos Pockets Timart, já se encontra na loja virtual: www.timart.com.br/loja



Comentários